quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Por isso é que existem conflitos...

É verdade!! Descobri o porquê da existência de conflitos no mundo! Ninguém liga pêva à paz!

Passo a explicar. Haia é também conhecida por ser a "cidade da paz" ou "a capital jurídica do mundo". Tal "alcunha" deve-se não só ao facto de esta cidade ter sido palco da celebração das Conferências de Haia de 1899 e 1907, mas também por ser sede de quatro tribunais internacionais: o Tribunal de Arbitragem Permanente, o Tribunal Internacional de Justiça, o Tribunal Penal Internacional para a ex-Iugoslávia, e a Corte Penal Internacional. Como tal a Organização das Nações Unidas (ONU) decidiu, em conjunto com o municipio de Haia, celebrar o Dia Internacional da Paz (www.dayofpeace.nl), que tinha no seu programa várias actividades relacionadas com este tema. Segundo a publicidade existente este seria um dia memorável! Bem, de memorável... só o facto de ser o 50º aniversário da senhora minha mãe (tá uma jovem esta senhora! =D) e o facto de ter acabado o dia a jantar num belissimo restaurante grego com duas novas amigas, a russa Elena e a moldava/ucraniana/grega Irina! Vamos por partes! Perdi o meu final de Sábado num pseudo debate sobre a paz! O tema em si já era de caracter duvidoso (quem é que debate algo tããããooo geral como a "paz"?!?!), o sitio nem por isso. Partilhava eu umas cervejas com outros estudantes internacionais na bela praça chamada Grote Markt quando nos apercebemos que, numa cidade repleta de internacionalidade, o debate vai ser conduzido nessa belissima lingua que é o neerlandês!!! Resultado: fomos praticar a paz para um pub britânico!! No domingo, esperança redobrada! A caminho do World Forum, onde estavam em exposição algumas bancas de organizações internacionais, encontro a manifestação pela paz. É cliché, eu sei! Mas num dia da paz... há sempre uma manif... que fazer? l0l Segui caminho num autocarro da orrganização, onde um senhor de fato e gravata (que mais tarde vim a saber era o vice-mayor aqui do sitio! O sono faz-me perder a atenção! :P) faz o seu descurso (também ele cliché) sobre a paz no mundo e como nós podemos contribuir para ela, e como a paz é tão bem celebrada em Haia e.... zzzzzzzZZZZZZZZZzzzzz.... Ah! Chegámos!
O World Forum... primeira decepção!! 5 ou 6 bancas com umas pessoas a oferecer panfletos informativos sobre as OI's ali presentes, umas palestras sobre as mesmas (palestras as in história das cujas) e nada mais! Ah.. valeu o café de borla! Segundo passo: visita ao Tribunal Penal Internacional para a ex-Jugoslávia! Meia horita à espera na fila, um controlo de segurança apertadissimo, uma optima recepção por parte dos relações publicas lá do sitio... e nova decepção! A visita a este local seria apenas para ver a sala de julgamentos e teriamos uma palestra sobre "como se transmite uma sessão do tribunal pela TV"!!! Não há debate, não se explica o que se passa ali, como funciona... Nada!! Lamento... mas sou estudante de Relações Internacionais!! TV não é comigo!
Próximo passo Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPCW)! Mais um controlo apertado de segurança (tive de tirar o cinto das calças!!!), umas fotos enquanto se pode, pois dentro do edifício tal é proibido! À entrada o responsável de relações publicas da organização coloca-nos enorme honra sobre os ombros! Somos os primeiros publico que aquele edifício vê em 11 anos!! Tinha algum conhecimento que esta organização era bastante restritiva, mas assim tanto... não tinha ideia! Foi com alguma satisfação que pudemos vaguear um pouco pelo edifício, sempre na companhia do senhor que nos explicava pormenorizadamente o funcionamento daquela organização. Foi com espanto que tomei conta que íamos ter acesso à sala onde se realizam as reuniões dos embaixadores dos vários países que aqui têm assento!
Findo o passeio
, com um sentimento amargo de frustração, restou-nos procurar jantar. A opção recaiu sobre um (dos vários existentes nesta cidade) restaurante grego. Gostava de explicar detalhadamente o que comi nesse dia, mas se querem a verdade... não me lembro dos nomes!! É grego pah!! É complicado! Já o restaurante (e a companhia ;P) esse lembro-me bem. Bom ambiente, pessoal amigável, musica grega... genial!
Acabei a noite a desejar os parabéns à minha mãezita "trhough Skype"! Isto de viver num mundo absorvido pela globalização tem as suas beneces!!

Enfim! Sempre pensei que este fosse ser um verdadeiro fim de semana dedicado à paz! Mas acabei por perceber que realmente a malta não tá muito virada para esse assunto! Se calhar é porque não passa muito na televisão e nos jornais... Se o assunto fosse a guerra, se calhar tinha mais audiência! Porque raio é que as pessoas gostam sempre de debater o lado negativo das coisas?!?

Enfim... Alstoblieft!

2 comentários:

Antanhooolll disse...

enfim...tou a ver q só eu é q te dou trabalho ao deixar comentários para tu leres (isto supondo que realmente lês os ditos)
Grande aventura... com muita "paz" e ambiente internacional à mistura... essas bocas contra os media em especial TV eram evitados, embora te dê toda a razão.
Pah o pessoal geralmente prefere o outro tipo de "paz"... aquele que engloba "top spin's" e outros gestos tecnicos...
Parabéns para a tua mãezinha!!!
Continua a partilhar as tuas aventuras e até breve...

Anónimo disse...

Grande Tiago, espero que te estejas a divertir por aí! E a estudar também ;D

Um abraço aqui de Bratislava!

Luís