segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Gamaram-me a bicla!!!

É verdade! Os amigos do alheio (sim, que tabém os há aqui!) levaram a minha preciosa amiguinha!


Ao que parece um dos simbolos culturais deste país não são só as bicicletas, mas também a malta que pede emprestada as bicicletas dos outros sem autorização! Quando comentei o sucedido com holandeses a reacção foi "ah isso... é normal por aqui!"
Num país onde 18 milhões de bic
icletas, milhão e meio a mais do que as pessoas que aqui habitam (exacto, são mais do que os habitantes! Parece Portugal com os telemóveis!), são responsáveis pelo meio de transporte mais comum do país, é lógico deduzir que o negócio das bicicletas é bastante movimentado! Ingenuidade minha quando pensava que o negócio das bicicletas se baseava nas lojinhas com imensos adereços para a "bicla" ou com bi
cicletas a 700€! Eu, que até comprei uma bicicleta na cadonga... e fui esquecer que esse mercado também existe!

Ora numa bela sexta-feira à noite ao chegar a casa reparei que a minha amiga não estava no local onde a teria deixado. À primeira pensei o que todo o estudante internacional pensa numa altura destas: "isto do alcool, de certeza que a deixei noutro lado e não me recordo!" Mas não! Tinha a certeza que a tinha deixado ali depois de uma vinda da universidade. Reparei também que, feito calhau com olhos, a tranquei apenas com o cadeado e coloquei no descanço. Ora a regra aqui na Holanda é: tranca a tua bicicleta a algo extremamente fixo ao chão. Não é que seja infalivel, mas aumenta drasticamente as hipoteses de esta não ser roubada. 
Não sei porquê, mas dessa vez não a coloquei junto a um poste ou a uma arvore! Erro meu! Achei piada quando a minha mãe me perguntou se ia à procura dela! Ora num país com 18 milhões delas, com 700 mil roubos no ultimo ano... se 
calhar era dificil encontra-la, não??

Enfim... agora depois do sucedido percebo o porquê dos holandeses por vezes andarem com bicicletas extremamente antigas e degradadas! Porque se porventura lhes acontecer o mesmo que me aconteceu a mim... Só perdem os 10€ ou 20€ que gastaram na candonga... e podem sempre lá ir outra vez!!

Lá terei de descobrir o marroquino outra vez! :)

1 comentário:

Antanhooolll disse...

é pena o banditismo ja abranger as bicicletas... pah mas olha q o marro quino vai levar mais caro por causa dos 10€ da primeira bicla