terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Oh grandiosa alma lusitana!!

A associação de estudantes cá do sitio (não, não... não tem nada a ver com NERIFE's e AAC's... eles aqui trabalham em condições, sem politiquices!!) organizou uma feira cultural, onde foi pedido aos estudantes das várias nacionalidades presentes neste semestre de Erasmus, que demonstrassem um pouco do seu país. Eu, o Gerhard e a Cátia não nos mostrámos minimamente entusiasmados com tal evento, pois só fomos avisados um pouco à ultima da hora, facto que inviabilizava pedir aos papás para enviar algumas coisitas que por aqui não há ou são extremamente caros (ex: bacalhau!). Contudo depois de saber que estariam presentes países como a Grécia, a Espanha e a Indonésia (!!!) decidimos que a alma lusitana não poderia deixar de estar presente neste certame!
Mesmo com falta de pessoal (somos 3 portugueses, espanhois mais de 50, grecos 9 e indonésios passam os 30) decidimos que a nossa amostra portuga seria de categoria! Na primeira deslocação à "Pipa", loja portuguesa no centro de Haia, descobrimos que afinal o nosso orçamento não nos permitia grandes aventuras! Decidimos optar por uma especialização da nossa amostra (tal qual David Ricardo ensinara! :P) ou seja, em vez de torrar dinheiro e tempo nos bacalhaus à brás ou nas tripas à moda do Porto, decidimo-nos por uma amostra de queijos, chouriços e claro.... vinhaça!!! Vinho alentejano, dão e vinho verde, algo que iria revolucionar a vida dos estudantes de Erasmus!!

A senhora da Pipa, nascida em Aveiro (boa gente, portanto) emprestou-nos um lenço tradicional (tipo nazareno), uma cesta e ainda nos informou de uma "embaixada" turistica que existia no centro de Haia. Ficámos curiosos! Portugal país pobre... tem embaixada turistica?!?! O Gerhard passou por lá e de facto este fenómeno existe! Não é uma embaixada, mas sim um dos "escritórios" da embaixada portuguesa aqui em Haia! Digo-vos desde já... fiquei orgulhoso do que vi! Existe ali toda a informação possivel sobre o país, as suas regiões, as actividades que poderá fazer nas várias épocas do ano... Fiquei impressionado! A senhora que lá trabalha (portuga, claro!!) deu-nos sacos e sacos de informação, com brochuras, livros, panfletos, t'shirts, bonés... Enfim! Toda uma panóplia de ferramentas informativas que se revelaram bastante utéis!
Bem... chegados à feira cultural (fomos os primeiros, nem parece português!) montámos a nossa banca, na expectativa do que os outros iriam fazer. Tinhamos uma mesa principal com os comes e bebes e outra mais pequena onde tinhamos a informação sobre o país e um DVD com um video promocional. Ao fundo na parede dois "posters" com imagens de Portugal. Diga-se desde já que em termos de efeito visual... ninguém nos fez frente! Só faltou ouvir Carlos Paredes e a colecção de fados que conseguimos arranjar... mas os "speakers" dos gregos abafaram a nossa melodia!

Os gregos e turcos apresentaram uma quantidade considerável de comida que eles tinham cozinhado. Os gregos (ou melhor as gregas, porque só existe um exemplar masculino) estavam incansáveis, sempre a dançar e a cantar. Ora... o juri era constituído por professores já meio velhotes, e se forem ao meu facebook ver as fotos das meninas gregas... acho que se consegue perceber porque ganharam! ;) Já os turcos ficaram em segundo, pois tinham uma considerável proporção de comida confeccionada. Os portugueses saldaram-se pelo honroso 3º lugar, pois não obstante do efeito visual e o esforço colocado nesta amostra, não conseguimos vencer a animação dos gregos (eramos só 3 pah!!) nem a quantidade dos turcos.


Ainda assim honramos a alma lusitana!! Os vários elementos do juri e alguns outros professores confessaram a admiração do pitéu apresentado pelos "tugas"! Pudera!! Quem é que resiste a um chouricinho, um queijinho da serra ou da ilha e uma vinhaça do alentejo? Não... chamem-lhes parvos!! Quanto ao vinho verde... bem... não imaginam a euforia que foi!! Pelos vistos ninguém conhece a designação "vinho verde", e ninguém tem este tipo de vinho no seu país (nem os avecs dos frenceses!!) Levamos umas garrafas de vinho mais barato para a amostra, e uma de Casal Garcia (ah pois é!!!) para apresentar ao juri. Excusado será dizer que o vinho desapareceu que foi um instante!! Acho que foi a única vez que conseguimos retirar a atenção das "saias" gregas!! A uma determinada altura a única garrafa que existia era a que ainda estava na mesa do juri, que ainda não estava acabada. Não imaginam o cerco que fizeram (turcos e gregos) à mesa do juri à espera duma abertura para roubarem a garrafa! E não é que conseguiram? Agora a cada festa que se faça há sempre um pedido de vinho verde português!! E os tugas lá estão, orgulhosamente sempre atrasados, mas com o vinho que todos anseiam!

No final ainda conseguimos fazer com que ouvissem os "Verdes Anos" do grande Carlos Paredes, melodia que foi a nossa banda sonora na nossa apresentação.

Os nossos agradecimentos à Pipa, pela amabilidade, pela ajuda e por nos fazer sentir em casa cada vez que lá vamos para uma "bica" e um pastel de nata! :)






4 comentários:

Antanhooolll disse...

Aleluia.. um novo post neste bolg.. é só farra e depois dar noticias aos amigos tugas "ta queto"!!!
Ainda bem que andas a dignificar o nosso país, embora cada evz concorde mais contigo em relação a este país...

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Maria disse...

Oh pah... e vinho do porto, carago?

Tiago Alexandre disse...

oh... vinho do porto já eles conhecem de gingeira!! :P