sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Saudade... ou não!!

Saudações!

Depois de uma semana passada em terras lusas, já me encontro de volta a Haia. Foi uma semaninha porreira, sempre deu para descansar (ah pois, que isto aqui não é só festa, também se trabalha!!). No entanto o motivo que me leva a "escrevinhar" aqui é outro!
No ultimo dia em Portugal tive uma ligeira discussão com uma amiga, que começou com o tema "saudade" e descambou para o estado do nosso país, dos portugueses, etc. Esta minha amiga ficou chocada por eu ter afirmado que não tinha saudades do meu país. Ora... eu expliquei que do país em si e da familia, claro que tenho sempre saudades... já do "ambiente" que se vive em Portugal... nem por isso! Adinda assim parece que fiquei rotulado de anti-patriótico!! Ora passo a explicar o porquê deste meu sentimento.

Consigo reconhecer no povo português adjectivos como audaz, inteligente, bravo, corajoso, firme... mas também consigo reconhecer adjectivos como preguiçoso, futil ou ignorante! Claro que tal acepção poderá ser feita em qualquer parte do mundo, contudo é apenas uma questão de percentagens de percepção deste tipo de atributos. 
Ultimamente consigo aperceber com maior facilidade dos atributos negativos dos portugueses. Porque será? Será que realmente somos assim e mostramo-nos como tal? Ou será que apenas damos atenção a estes aspectos em detrimento do nosos lado positivo?
Ligo a televisão para ouvir as notícias: desgraças, crimes, más condições na saúde, nas finanças... todos dizem mal de tudo! Comentários construtivos? ZERO!! Leio as notícias na internet, onde normalmente há um espaço dedicado a comentários! Chega a ser gritante a falta de sensatez!! Até nas notícias positivas há sempre um "zé tuga" a dizer qualquer coisa de destrutivo!! Já dizia uma antiga amiga minha: "côdeas"!!!
Dou um salto a Coimbra, cidade onde estudei. Qual é o tema do momento? O mesmo de sempre: politiquices mesquinhas! Quem ajuda quem, quem faz equipa com quem, quem vai para o poleiro, quem tem de fazer favores a quem para também ir.... Porra!!! Ninguém fala do trabalho que se fez? Uma avaliação para saber o que se poderá fazer no próximo ano? Nah... para fazer isso perde-se tempo de antena nas candidaturas! Enfim...
No meio de isto tudo, ao menos quem age para seu proveito próprio sempre apresenta um factor positivo: para bem ou para mal... ao menos mexem-se!!!
Irrita-me profundamente (magoa-me até!) ouvir amigos meus olhar para o céu e afirmar coisas como "não há hipotese... isto tá mesmo mal... que vamos nós fazer?". É precisamente aqui que se nota o lado asno do português!! Então e no Euro 2004? Também pensavamos assim quando o Scolari nos mandava pôr as bandeiras nas janelas?? E aquando da Expo 98? E quando o Porto ganhou a Champions? (Bah... até eu que sou benfiquista reconheço!). E a nossa Vanessa Fernandes? E o nosso Nelson Évora? Nesse momentos o mundo é bonito, não há fome, não há desgraças, não há pobreza... Portugal é a "coisa mai linda" que existe!! Passada a euforia voltamos ao mesmo!
Se podemos ser positivos nesses momentos com situações que envolvem outros... porque não sermos também conosco nas nossas actividades do dia a dia??
Choca-me a apatia de certos portugueses (que pelo que parece são a maioria!!) que se esquecem (ou não sabem!!) que os nossos antepassados pegaram em meia duzia de tábuas e se fizeram ao mar porque pensavam que do outro lado haveria algo mais??
Sempre apregoei que o sonho comanda a vida, pois é no sonho que focamos objectivos. Claro que há sempre o belo do português a dizer "sonhas muito alto... olha que quanto mais alto estás maior é a queda!"
Epah.. compreendo. Não consigo precisar de momento, mas acho que foi Mr. JFK que afirmou qualquer coisa como "para conquistar algo em grande terás de correr o risco de cair estrondosamente"! Perguntem lá ao "Benfas" se prefere andar na champions e arriscar-se a perder com Milan, Barça, Chelsea e afins, ou se prefere andar na UEFA a ganhar a equipas medianas?? Tão a ver? Já que os portugas ligam tanto ao futebol... podiamos arranjar mais analogias, para ver se este povo abria a pestana!!

Não tenho vergonha nenhuma de afirmar em qualquer lado do mundo que sou português, não escondo o meu passaporte. Tenho orgulho na minha história, na minha cultura, na minha tradição. Tenho vergonha sim, de ver no meu país tamanho desrespeito de portugueses para com portugueses! Fico triste ao ver o povo tuga a lamentar-se, a arranjar desculpas, em vez de puxar os galões dos seus inúmeros atributos e a colocar as mãos na massa!!
Ainda por cima malta jovem a olhar para o infinito sem esperança de algo melhor?? Certo que as condições onde vivemos têm de propiciar essa catalização de esperança, concordo a 100%. Contudo podiamos mexer a peida um pouquinho e ajudar um pouco na percentagem, não?

No último post mencionei a senhora minha mãe, que atingiu o meio século de idade.
Aqui fica um enorme beijinho de apreço e agradecimento a essa senhora, que nunca se deixou afectar por este estereótipo, nunca baixou os braços, nunca desistiu, nunca perdeu tempo a olhar para o infinito a exclamar que tudo está mal, nem nunca perdeu tempo a culpar o governo porque deixou queimar as batatas fritas!!!

A todos os que pensam assim deixo a minha palavra de apreço... 
Aos outros... acordem pah!!!

(P.S.- A Mariza,fadista portuguesa, viajou no mesmo voo que eu! Arrepia ver os cartazes dela espalhados pelas cidades holandesas! Isto sim, é um bom Portugal!!)

1 comentário:

Anónimo disse...

Sabes grande Tiago, o problema EM Portugal, mais do que DE Portugal é exactamente esse. Custa menos criticar destrutivamente o que certos audazes mal ou bem sempre lá vão fazendo do que ter ideias e críticas construtivas para melhorar o que pode ser melhorado... Custa menos baixar os braços e passar a vida em lamentações do que lutar por um lugar mais justo para todos... Por isso grande Tiago muita falta fazem muitos com a tua genica acima de tudo com a tua visão... Mais um texto brilhante teu... e muitos parabens pela tua mãe... Grande abraço tuga... CHL