quinta-feira, 30 de outubro de 2008

O sol quando nasce é para todos... mas com intensidades diferentes!!

É estranho constatar as diferentes intensidades do "sol português" e do "sol holandês"! Claro que isto é um dado geográfico e cientifico estudado, sei lá... no 7º ano?!?! Mas ainda assim é sempre estranho!
Claro que, aquando da minha passagem pela Finlândia à uns meses, deu para observar "in loco" as traquinices de iluminação que o sol faz a este plane
ta. Contudo, na Finlândia encontrava-me com iluminação solar cerca de 20 horas diárias! Quase nem existia nascer e pôr do sol! Enquanto que aqui na Holanda esses fenómenos são verificáveis! Confusos??
Simples: aqui na Holanda existe uma clara distinção horária entre dia e noite (ao contrário da Finlândia) mas o sol parece sempre ter a luminosidade de um inicio de manhã ou final de tarde em Portugal! São neste momento cerca de 14 horas... e parecem 10 da manhã!!
Até é porreiro... uma pessoa pode dirigir-se a um parque às 2 
da tarde e disfrutar de um momento relaxante...de fim de tarde!! Mais!! Depois de uma noite de copos, uma pessoa levanta-se às 3 da tarde... e parece manhã!! 
Bem pelo menos ainda vou tendo solinho! A Inês quando por aqui passou não teve tanta sorte! A malta aqui de casa até diz que o "imigrante português" trouxe o sol de casa!

Feliz Halloween!! (caso festejem este momento festivo produto da globalização =P)


Sem comentários: